Banho de assento: confira os beneficios

5 meses ago
cidagyn
248

O banho de assento é um tratamento caseiro utilizado desde os tempos de nossas avós. Especificamente para tratar doenças ginecológicas, o banho de assento também pode ser utilizada para tratar problemas de hemorróidas. Alguns são preparados com plantas medicinais e outros são preparados com ingredientes como: sal grosso, bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.
Para o preparo do banho de assento utilize uma bacia com água morna a quente de maneira que seja agradável à região íntima. Deve-se permanecer de 3 a 5 minutos no banho de assento, ou até quando a água começar a esfriar. Faça o banho duas vezes por dia, durante três dias.

Banho de assento para candidíase:

Barbatimão
Segundo os especialistas, este banho de assento auxilia na redução dos sintomas da candidíase e verrugas nos genitais causadas pelo HPV. Para essa finalidade, recomenda-se o uso de casca de barbatimão e também pode utilizar as folhas para fazer chá. Você pode usar duas colheres de sopa por litro.

Óleo de Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca Alternifolia, que possui propriedades antifúngicas é ótimo para aliviar a ardência vaginal.

Procedimento para fazer o banho de assento de óleo essencial de Melaleuca:

Em uma bacia adicione 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui pH alcalino, por isso reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para o fungo Candida Albicans, causador da candidíase.

Procedimento para fazer o banho de assento com o bicarbonato de sódio:

Adicione uma colher de sopa para um litro de água filtrada.

Banho de assento com camomila

A camomila é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que auxilia para pôr fim na irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal, alivia também assaduras.

Procedimento para fazer o banho de assento com camomila:


Adicione 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia e adicione um litro de água quente.

Banho de assento com a solução ginecológica Flogo rosa


Uma solução ginecológica em pó composta pelo anti-inflamatório cloridrato de benzidamina. Como se trata de um medicamento, é importante buscar recomendação médica antes de usar.

A bula indica o uso no caso de cervites, pré e pós-operatório, higiene íntima pós-parto e como auxiliar no tratamento de candidíase e da IST tricomoníase.

Banho de assento com vinagre

O vinagre de maçã possui propriedades antissépticas, auxiliando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também contribuindo para aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Procedimento para o preparo do banho de assento com vinagre:

Para opreparo do banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

Banho de assento para tratar hemorróidas: com arnica

Uma planta medicinal que também é utilizada no tratamento das hemorroidas externas devido sua ação calmante e cicatrizante. Utilize cerca de 20g de chá de arnica para 3 litros de água quente.

Lembrando: o banho de assento é complementar e alivia sintomas, mas não dispensa o tratamento com
Uma especialista.

Fonte: https://gooutside.com.br/banho-de-assento/

Publicidade


Author: cidagyn